A Propagação de DNS
Quando você faz uma alteração no DNS de um determinado domínio, como a atualização de um registro DNS ou a troca de servidores de nomes, essas alterações levam algum tempo para entrar em vigor. Esse tempo é chamado de propagação.
Propagação varia consideravelmente de uma situação para outra.
No caso de registros DNS, cada registro possui um valor de tempo de vida (TTL) associado. Este valor determina a rapidez com que as alterações nos registros DNS entrarão em vigor.
Geralmente, o TTL para registros DNS é definido como 1 ou 4 horas por padrão. Isso significa que, na maioria das vezes, as alterações no DNS levarão até quatro horas para serem efetivadas. Valores TTL mais altos também são possíveis e significarão que, quando um registro DNS for atualizado, levará mais tempo até que as alterações entrem em vigor. Em alguns casos extremos, alguns podem ter valores de TTL tão altos quanto uma semana.
No caso de servidores de nomes, o registrador determina o valor de TTL e geralmente não pode ser alterado. Isso significa que, quando você alterna para novos servidores de nomes, pode levar de alguns minutos até um dia ou mais para que essas alterações entrem em vigor.
O provedor de hospedagem não pode acelerar a propagação do DNS. O que você pode fazer é reduzir o TTL bem antes de fazer qualquer alteração nos registros DNS para que as alterações se propaguem o mais rápido possível. Você pode usar uma ferramenta online como http://whatsmydns.net para testar se suas alterações de DNS terminaram de se propagar.